Cuidar das plantas que temos em casa é, para muitos, uma terapia, um momento de pausa nas obrigações do dia a dia. Há ainda quem dê nome para as suas espécies, criando uma relação ainda mais próxima. Para outras pessoas, entretanto, a jardinagem acaba sendo uma atividade um pouco mais complexa, simplesmente por não saberem quais as particularidades de cada uma delas.

Preciso regar mais? Minha planta necessita de mais luz? Será que chegou a hora de trocar a terra? Essas são algumas das perguntas mais frequentes entre os amantes e entusiastas da jardinagem amadora.

Para a Mamangava, conhecer a origem das plantas – ou seja, como ela ocorre na natureza – e entender como reproduzir as principais características desse ambiente na sua própria casa é a melhor maneira de cuidar delas. Dessa forma, colocar a mão na terra, aguar e observar a evolução da sua planta ganham ainda mais sentido.

Com o objetivo de te ajudar nesse maravilhoso percurso, compilamos aqui algumas dicas, além de outros conteúdos autorais, pensados com muito carinho para vocês.

1# Luminosidade

Dicas de cultivo

No primeiro vídeo da série, nosso arquiteto paisagista Eduardo Chagas explica como avaliar a luminosidade do ambiente na hora de escolher uma planta.

2# Substrato

Dicas de cultivo

Substrato é o tema da vez! Nesse vídeo, nosso arquiteto-paisagista-jardineiro Eduardo Chagas explica a importância de entender se sua planta é terrícola, epífita, hemiepífita ou rupícola.

1# Margaret Mee

Mamangava Cult

Já ouviu falar na ilustradora botânica Margaret Mee? Conheça a biografia dessa mulher incrível no documentário Margaret Mee e a Flor da Lua.