Pacová (Philodendron Martianum) – MAMANGAVA
Pacová (Philodendron Martianum)

Sabe aquela história de não me encha os pacová? Então, aqui na @_mamangava nós estamos torcendo para que você encha a sua casa com essa espécie maravilhosa e que tem a cara das florestas tropicais!

Curiosidades do Pacová:

1. O Pacová é um exemplar endêmico da Mata Atlântica. Isso significa que a espécie só ocorre naturalmente no Brasil, mais especificamente nas regiões Sudeste e Sul, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

2. O pacová é uma planta resistente, que vai da pedra à água, sendo facilmente encontrado sob outras plantas ou árvores. Isso mostra sua capacidade de se adaptar a diversas condições de solo.

3. Em tupi-guarani, pacová quer dizer folha enrolada. No Brasil, essa planta também pode ser conhecida por babosa de árvore ou babosa de pau.

4. Não me encha os pacová! Não se sabe ao certo a origem da expressão, mas uma das explicações seria relacionada à rega. Isso porque um solo encharcado pode causar o apodrecimento e sufocamento das raízes, que pode levar a planta à morte.

5. Por viver em ambientes tão diversos, a dica para cuidar bem do pacová é optar pelo meio-termo. Ou seja: escolha um ambiente claro, mas sem luz direta na planta; mantenha o substrato do seu exemplar úmido, mas nunca encharcado; já a terra não deve ser compactada e, de tempos em tempos, reponha os nutrientes com adubo orgânico.

Quer encher sua casa de Pacovás? Quero!

Deixe seu comentário